03 October 2007

Exposição de Pedro Sousa Vieira inaugura na Galeria Quadrado Azul – Lisboa


Hoje dia 3 de Outubro inaugura na Galeria Quadrado Azul, em Lisboa, uma exposição na qual se apresenta um conjunto de desenhos da autoria de Pedro Sousa Vieira, que integram uma série iniciada em 2004, e na qual o artista continua a trabalhar.

Os trabalhos agora apresentados, realizados entre 2004 e 2006, distinguem-se pelo pequeno formato, sempre irregular – seguindo, aproximadamente, as dimensões das fotografias da série de 2002.

Realizados sobretudo em carvão sobre papel, ou, excepcionalmente, em grafite, pastel, tinta-da-china ou guache, misturados ou não, também sobre papel, estes desenhos são feitos a partir de – e sobre – esquissos de fontes naturais e fotográficas, de memória e de imaginação.


Sendo o desenho inicial feito sobre folhas de pequena dimensão – geralmente A5 –, este passa depois por uma fase de reenquadramento. A parte do desenho reenquadrada é o que no final é mostrado através da janela do passe-partout, onde os desenhos estão emoldurados.


Sobre estes trabalhos escreve Manuel Castro Caldas: “À primeira vista, os diminutos desenhos recentes de Pedro Sousa Vieira dir-se-iam “abstractos”. Não porque não seja possível, em certos casos, dar um nome às associações susci­tadas na nossa imaginação - paisagem, figura chinesa, cabeça, pedra… - mas porque essa nomeação não remove a imagem do limiar críp­tico onde esta se instalou e de onde nos devolve o olhar como um eco. Como acontecia já nas fotografias que precedem os desenhos no tempo, também elas de muito pequeno formato, distância e opacidade solicitam do olhar uma transposição, uma precipitação, com carácter absoluto, para o interior do pequeno quadrado ou rectângulo. Em ambos os casos se afirma uma fronteira, desvendando um écran sem espessura e fazendo da moldura a derradeira condição do sentido.” (in Fastasmafísica, texto publicado no desdobrável que acompanha a presente exposição).

Nota Biográfica:

Nascido no Porto em 1963, Pedro Sousa Vieira vive e trabalha em Braga, cidade onde também desenvolve actividade docente. Encontra-se representado em diversas colecções de arte, entre as quais as da Fundação Calouste Gulbenkian, da Fundação de Serralves, da FLAD e da Caixa Geral de Depósitos, entre outras.

Em 2006, Pedro Sousa Vieira mostrou na Galeria Quadrado Azul, no Porto e na Galeria J. Gomes, em Guimarães, um conjunto de fotografias de pequeno formato.