BES 2008 - Bolsa Ernesto de Sousa
Em memória de Ernesto de Sousa
pioneiro do experimentalismo intermedia
em Portugal
ARTE EXPERIMENTAL INTERMEDIA
Agora na sua décima quinta edição, a BES, realizada com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação Calouste Gulbenkian, destina-se a premiar um projecto inédito no âmbito da arte experimental intermedia, proporcionando um estágio para investigação e experimentação na Experimental Intermedia Foundation sob a orientação de Phill Niblock, nos E.U.A. (Março de 2008). Considera-se uma "criação experimental intermedia" toda a proposta que de alguma forma associe imagem, som e movimento, numa perspectiva de pesquisa e inovação e tendo como finalidade a apresentação de um espectáculo. Os candidatos deverão possuir a nacionalidade portuguesa e ter um bom conhecimento de língua inglesa.
As candidaturas deverão ser apresentadas em 5 exemplares em português e 2 exemplares em inglês e incluir:
1. Documentação sobre três obras realizadas pelo concorrente, na forma de diapositivos, gravações áudio ou vídeo (CD, DVD e CD-ROM).
2. O projecto que o candidato pretende desenvolver em Nova Iorque, incluindo sinopses de conferências ou performances que desejaria realizar nos Estados Unidos.
3. Curriculum detalhado.
Na conclusão do programa, o vencedor da BES deverá apresentar um relatório sobre as actividades desenvolvidas durante o estágio. Compromete-se também, para além de apresentar o seu projecto em Nova Iorque, a fazê-lo em Portugal, quando para tal for solicitado.
O júri da BES é constituído por Phill Niblock (Director da EIF, Nova Iorque), que preside; Manuel Costa Cabral (Artista Plástico, em representação da FCG); Rui Eduardo Paes (Crítico Musical e representante da FLAD); Emanuel Dimas Pimenta (Arquitecto e Compositor); Isabel Soares Alves (Produtora Cultural); Thomas Ankersmit (Artista Intermedia / Saxofonista, Berlim / Amsterdão) e Margarida Garcia (Artista Intermedia / Contrabaixista). O júri reserva-se o direito de não atribuir a bolsa.
As candidaturas deverão ser endereçadas à FLAD em carta enviada pelo correio, sob registo, ou directamente entregue na sede da Fundação, Rua do Sacramento à Lapa, Nº 21, 1249-090 Lisboa, até às 18 horas de sexta-feira, dia 14 de Dezembro 2007. A decisão do júri será anunciada na segunda semana de Janeiro 2008.
www.flad.pt
www.gulbenkian.pt