29 May 2007

Workshop The One Minutes Portugal


1 a 5 de Outubro de 2007

Candidaturas até 15 de Junho de 2007
Regulamento disponível em www.aipcinema.com

Informações adicionais:
Paula Albuquerque – p@concrete-dok.net



Convidam-se artistas de todas as áreas e disciplinas das artes plásticas e visuais a apresentar candidaturas com vista à participação no Workshop The One Minutes Portugal.

Durante o Workshop, os vinte artistas seleccionados produzirão vinte filmes em vídeo com a duração exacta de um minuto, sob a orientação de um monitor enviado a Portugal pela The One Minutes Foundation (Amesterdão) e de um artista português.

O Workshop terá lugar entre os dias 1 e 5 de Outubro de 2007 nas instalações da Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, prevendo-se a projecção dos filmes The One Minutes aberta ao público a 13 de Outubro de 2007.

O resultado do Workshop será também apresentado no Museu de Arte Contemporânea Today Art Museum em Pequim no evento “The 2008 One Minutes” em que 100 países, incluindo Portugal, são convidados a apresentar a sua selecção nacional de One Minutes.

O júri encarregue da selecção dos candidatos ao workshop é constituído por Miguel Amado e Cíntia Gil.
Os monitores do workshop são os artistas Amir Admoni (Holanda) e Nuno Cera (Portugal).

14 May 2007

Experiência profissional e académica no campo das artes – testemunhos

Com:
Margarida Veiga

5ª feira 24 de Maio 2007, 21 horas

Salão do Ar.Co, Rua de Santiago, 18, Lisboa


Em sessões que se desenrolarão ao longo do ano lectivo, personalidades nacionais e internacionais envolvidas com a produção, divulgação e administração das artes são convidadas a destacar, individual e informalmente, aspectos relevantes da sua experiência profissional ou de recentes experiências formativas, compondo visões subjectivas dos mecanismos do “mundo da arte”.

As sessões destinam-se prioritariamente a alunos do Ar.Co em fase de finalização da sua formação (Fases 3, Cursos Avançados, Projectos Individuais).


NOTA BIOGRÁFICA

Licenciada em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa e em Gestão das Artes pelo Instituto Nacional de Administração – INA.

Exerceu vários cargos na Administração Pública, nomeadamente como responsável da Divisão de Artes Plásticas da Secretaria de Estado da Cultura, Vice-Presidente do IPPAR.

Fundou com Fernando Calhau e Delfim Sardo a empresa Modus Operandi, no ano de 1993, a primeira empresa privada na área da concepção e produção de exposições de arte contemporânea.

Foi Assessora do Instituto Português dos Museus, Directora do Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém, de 1996 a 2005, Subdirectora do Instituto das Artes e Administradora da Fundação Centro Cultural de Belém, cargo que exerce nesta data.

Docente do curso de Curadoria da Faculdade de Belas Artes de Lisboa/Fundação Calouste Gulbenkian, da cadeira “Espaços e Contextos”

10 May 2007

3xHHH (Ciclo de Cinema na Culturgest)

The Boys from Fengkuei (Os rapazes de Fengkuei)

Hou Hsiao-Hsien (nascido em 1947), HHH, é um cineasta internacionalmente consagrado após o Leão de Ouro de Veneza para A City of Sadness em 1989, seguido do Prémio do Júri em Cannes para The Puppetmaster em 1993. Na Culturgest, quando do Festival Extremos do Mundo, em 2000, foi apresentado Flowers of Shangai, que era à data a sua obra mais recente. Neste momento, Hou Hsiao-Hsien conclui o seu primeiro filme ocidental, uma iniciativa do Musée d’Orsay tornada homenagem ao clássico filme de Albert Lamourisse Le Ballon Rouge, com Juliette Binoche.
Um cineasta tão pessoal, que se revelou partindo das suas próprias memórias num espaço e numa cultura que nos são distantes, inscreveu Taiwan no mapa internacional do cinema, deu-nos a conhecer a dolorosa história e a identidade conturbada da ilha, e afirmou-se como um dos maiores autores do cinema contemporâneo.
Há dois grandes blocos na sua obra que urgia dar a conhecer em Portugal, com a revisão da obra e as aberturas recentes. O dos filmes autobiográficos e a trilogia de Taiwan. O ciclo organiza-se assim em três tempos:
1. O tempo das memórias pessoais – The Boys from Fengkuei (1983), primeiro “filme de autor” de HHH, e A Time to Live, A Time to Die (1985), ambos autobiográficos, A summer at grandpa’s (1984), filme autobiográfico da argumentista Chu Tien-Wen, e Dust in the wind (1986) filme autobiográfico de outro argumentista, Wu Nien-Jen.
2. A Trilogia da História de Taiwan – A City of Sadness (1989), The Puppetmaster (1993,) e Good Men, Good Women (1995).
3. Entre tempos e espaços – Goodbye South, Goodbye (1996), uma passagem para a juventude do presente, que HHH diz ser um seu “segundo primeiro filme”, e Flowers of Shangai (1998) uma revisitação do passado e da China Continental, completando-se o ciclo com HHH, Portrait de Hou Hsiao-Hsien (1997), realizado por Olivier Assayas que, enquanto crítico nos “Cahiers du Cinéma”, fora o primeiro a chamar a atenção para o cineasta de Taiwan.

Comissário Augusto M. Seabra

Quarta 16 de Maio
21h30 The Boys from Fengkuei (Os rapazes de Fengkuei) 1h41, v.o. leg. em inglês

Quinta 17 de Maio
18h30 A Summer at Grandpa’s (Um Verão com o avô) 1h40, v.o. leg. em inglês
21h30 A Time to Live, A Time to Die (Tempo para viver e tempo para morrer) 2h05, v.o. leg. em inglês

Sexta 18 de Maio
18h30 Dust in the wind (Poeira no vento) 1h49, v.o. leg. em inglês
21h30 A City of Sadness (A cidade da dor) 2h39, v.o. leg. em inglês

Sábado 19 de Maio
15h00 The Puppetmaster (O mestre das marionetas) 2h22, v.o. leg. em francês e alemão
21h30 Good Men, Good Women 1h50, v.o. leg. em inglês

Domingo 20 de Maio
15h00 HHH, Portrait de Hou Hsiao-Hsien (HHH, retrato de Hou Hsiao-Hsien) 1h31, v.o. em francês sem legendas
18h30 Goodbye South, Goodbye 1h52, v.o. leg. em inglês
21h30 Flowers of Shangai (Flores de Xangai) 1h49, v.o. leg. em inglês

06 May 2007

Visionamentos no Ar.Co

No âmbito do Curso Avançado de Artes Plásticas serão exibidos os seguintes filmes:

"Excalibur"
de John Boorman
1981
135 minutos
Idioma - Inglês
Legendado em Português



"Lancelot du Lac"
de Robert Bresson
1974
80 minutos
Idioma - Francês
Legendado em Inglês



(visionamento aberto a todos os alunos do Ar.Co)

Local:
Ar.Co, Rua de Santiago 18 Lisboa (Salão)

Horários dos visionamentos:
4ª feira 9 Maio
“Excalibur” – 15.00h
“Lancelot du Lac” – 21.30h

5ª feira 10 Maio
“Excalibur” – 15.00h
“Lancelot du Lac” – 21.30h


Notas sobre o Cinematografico

Robert Bresson - (excerptos de) “Notas sobre o Cinematografico”
(Notes sur le cinématographe, Paris, Gallimard, 1975)


Precisão de mestre. Ser eu próprio um instrumento de precisão.

Nenhuns actores.
(Nenhuma direcção de actores). Nenhuns papéis.
(Nenhuma aprendizagem de papéis). Nenhuma encenação.
Mas o uso de modelos de trabalho, tirados da vida.
SER (modelos) em vez de PARECER (actores).

O que interessa não é o que eles me mostram mas o que eles me escondem e, acima de tudo, o que não suspeitam que está neles.

Aplicar-me às imagens insignificantes (não-significantes).

Aplanar (tornar planas) as minhas imagens (como que passando-as a ferro), sem as atenuar.

(...) Colocarmo-nos num estado de intensa ignorância e curiosidade, e no entanto prever as coisas.

Apaixonados pelo apropriado.

Um todo feito de boas imagens pode ser detestável.

A mistura do verdadeiro e do falso produz falsidade (…).

O falso quando é homogéneo pode produzir verdade (…).

(...) Nenhuma parte do inesperado que não seja secretamente esperada por nós.

Cava fundo onde estás. Não deslizes para outro lado.
Duplo, triplo fundo das coisas.

Não corras atrás da poesia. Ela penetra sem ajuda através das juntas.

Deixa que sejam os sentimentos a fazer surgir os eventos (…) e não ao contrário.

Nenhum mecanismo cerebral ou intelectual. Apenas um mecanismo.

Não artístico, mas ágil.

O próprio Debussy costumava tocar com a tampa do piano fechada.

Desmantelar e reconstruir até que obtenhamos intensidade.

Torna-te homogéneo com os teus modelos, torna-os homogéneos contigo.

Devolve o passado ao presente. Magia do presente.

Pratica o preceito: encontrar sem procurar.

Nesta linguagem de imagens, temos de perder completamente a noção de imagem. As imagens devem excluir a ideia de imagem.

Ter discernimento (precisão na percepção).

As ligações de que os seres e as coisas estão à espera, para poderem viver.

O verdadeiro é inimitável, o falso intransformável.

Retoca um pouco de real com um pouco de real.

Não criamos ao adicionar, mas ao retirar.

Esvazia o lago para chegar ao peixe.

Provoca o inesperado. Espera-o.

O real cru não produzirá verdade por si mesmo.

Faz com que os objectos pareçam que querem ali estar.

Sê tão ignorante do que vais apanhar como o pescador do que está no fim da cana de pesca.

Forjar para nós próprios leis férreas, ainda que só para lhes obedecermos ou desobedecermos com dificuldade.

O público não sabe o que quer. Impõe-lhe as tuas decisões, as tuas delícias.

Produção de emoção determinada por uma resistência à emoção.

Ser escrupuloso. Rejeitar tudo o que, do real, não se torna verdade.

09 April 2007

Nightcomers

nightcomers, is one of the night programme projects of the 10th International Istanbul Biennial, perhaps the most somnambulist. The conceptual structure of the project was based on the concept of "dazibao" used by Hou Hanru in reference to wall-mounted posters produced by the public during the Chinese Revolution.
The team of young curators invited by Hou Hanru defines "nightcomers" as follows:
"The project targets a wide profile in terms of viewer and participant and derives its power from individual sentences that are becoming increasingly anonymous, and as they become anonymous, become public and ascend within the public sphere. In other words, social and political content suitable for a wall-mounted newspaper is the defining aspect of the project. The source of the variety sought in the videos is our belief that the way to understand the impulsive force in the production of visual material is observing other fields."
Videos will be shown throughout the night in the streets, and the target is to reach a bigger audience than the Istanbul Biennial does in the daytime.
The young curators have defined the maximum 5 minute video production as the format, and invite everyone "who has something to say" to produce. The video programs will be selected from the pool of videos formed from all videos sent to the Biennial and will be exhibited in different parts of the city on certain days of the week. The "nightcomers" project aims to build a strong communication and relationship with its viewer and invites everyone taking part in the project as producer-viewer to share its name. To go out at night, to share the street and to hear one's own voice en masse... Therefore it defines itself as follows:
"Nightcomers hang out on street corners. They seek their own justice. You feel their breath on your neck. Sleepless � a gang of ghosts."
What is "Electronic Image Dazibao"? To engage the Biennial programmes more profoundly and intimately with the real urban life of İstanbul, it's absolutely important to surpass the conventional temporal and spatial framework of an art event. Therefore, the Biennial is conceived not only as an exhibition but also as a process and site of cultural production that goes beyond office hours. Night programs have been designed to integrate the public directly with the Biennial project and to create a platform of democratic participation.
"Electronic Image Dazibao", is referring to "Dazibao", a form of radically democratic street postings of public opinions during the Chinese Cultural Revolution. The impact of these wall-mounted posters in protest, propaganda and popular communication was strengthened by getting in circulation with some local newspapers from time to time. Today, electronic image and video is a basic mean of communication and expression especially among the young people. Thereof, "nightcomers" project aims to have the video works of everyone who wants to tell his ideas and express himself to be sent to Istanbul Biennial.
Curators: Ovul Durmusoglu, Marcus Graf, Borga Kanturk, Pelin Uran, Adnan Yildiz

for application and details please go to http://www.iksv.org/bienal/

26 March 2007

Chicago Underground Film Festival

The 2007 Chicago Underground Film Festival (CUFF) has issued its call for entries! CUFF presents a wide range of work exploring the many definitions and interpretations of the concept of "underground". From alternative music films and political agitprop to high camp and formal experimentation and everything in-between. We like films that go beyond expectations and genre, films made with passion, obsession and drive. The festival is dedicated to work that defines or defies all genres (especially experimental, narrative, animation, and documentary), and admits 16mm, 35mm, mini-dv and DVcam exhibition formats.

Founded in 1994, the Chicago Underground Film Festival is an annual event dedicated to the work of film and video makers from around the world with defiantly independent visions. Our mission is to support and promote innovative films and videos that dissent in form, technique, or content from the "indie" film/video mainstream and to create a community for makers and audiences of adventurous work that entertains, pushes boundaries, challenges viewers and transcends expectations...if you suspect your film is "underground," it probably is.

Unlike many other "independent" film events our goal is not to imitate old guard, market-driven festivals such as Sundance. Instead we seek to create our own particular niche by presenting an accessible, user-friendly showcase for Avant-Garde and cult cinema.

FESTIVAL DATES
August 22-26, 2007 Chicago, IL

DEADLINES
Earlybird Deadline May 1, 2007 ($30 Entry Fee)
Regular Deadline May 15, 2007 ($35 Entry Fee)
Late Deadline June 1, 2007 ($40 Entry Fee)

Also accepting proposals for curated programs.

Complete entry form and guidelines available on our website at http://www.cuff.org

Or submit through http://www.withoutabox.com/login/1095

Befriend CUFF on Myspace http://www.myspace.com/ChicagoUndergroundFilm

20 March 2007

Bomba Suicida

A Bomba Suicida procura trabalhos em dança, teatro, performance, música e vídeo para apresentar em 2007 no Estúdio da Bomba suicida.

Os interessados devem enviar fotos, DVD, necessidades técnicas e sinopse (facultativo), até 5 de Abril para:
Bomba Suicida Associação de Promoção Cultural
Rua Luz Soriano nº67 1º Posterior
1200-246 Lisboa
Email. bombasuicida@bombasuicida.net
tel 21 342 76 05

A Bomba Suicida é uma associação de Promoção Cultural sediada em Lisboa fundada e dirigida por um grupo de artistas e produtores provenientes essencialmente das artes do espectáculo com actividade profissional desde 1997.

15 March 2007

Paisagem – Limiar

[uma exposição a quatro momentos]

Ana Anacleto [2 a 14 Fev.]
Maria João Alves [16 a 28 Fev.]
Martinho Costa [2 a 14 Março]
Maria Jorge Martins [16 a 29 Março]

Curadoria:
inter-face / Arte Contemporânea

Inauguração:
16 de Março às 19:30 horas
na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul
(Av. D. Carlos I, n.º 61 – 1º Andar - 1200 Lisboa)

Exposição aberta ao público todos os dias das 19h às 22h

Maria Jorge Martins (n.1966), estudante do Ar.co, exibe um vídeo ("Natureza Intacta") onde produz uma "des-naturalização" da paisagem, denunciando o seu carácter de construção, ao mesmo tempo que reivindica uma dimensão de potencialidade para o encontro entre o real e o humano.

Inaugurou no dia 2 de Fevereiro, pelas 19:30 horas, na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, em Lisboa, a exposição Paisagem – Limiar, a qual decorrerá até dia 29 de Março, apresentando, em quatro momentos e individualmente, trabalhos de Ana Anacleto, Maria João Alves, Martinho Costa e Maria Jorge Martins.

Trata-se de uma primeira iniciativa do projecto de curadoria independente inter-face , o qual pretende, através de eventos expositivos e textos teóricos, chamar a atenção para jovens artistas cujas propostas convocam algumas das questões que atravessam a prática artística contemporânea.

A temática seleccionada para esta mostra tem vindo a ser alvo de um renovado interesse, tanto em Portugal como internacionalmente, permitindo que se fale, nos últimos anos, de um "retorno da paisagem" na arte contemporânea. Daí a pertinência de uma exposição que procura demonstrar o modo como este conceito é (re)pensado por jovens artistas portugueses.

No seu conjunto estes quatro artistas assumem a paisagem de um modo livre e heterogéneo situando-se, simultaneamente, dentro do género (na medida em que nos seus trabalhos ressoam os diversos estratos que historicamente o foram constituindo) e fora do mesmo (pois assumem um distanciamento crítico face à sua definição essencialista). Deste modo problematizam a sua operatividade no mundo contemporâneo ao mesmo tempo que possibilitam a sua permanência enquanto interrogação dirigia ao espectador e ao seu entorno.

A mostra terá ainda nova apresentação no CAS – Centro de Artes de Sines, de 1 de Abril a 31 de Maio de 2007.

12 March 2007

A Origem Evolutiva da Religião

3ª feira, 13 de Março de 2007 às 18.00h no auditório 2 da Fundação Calouste Gulbenkian realizar-se-á o encontro intitulado A Origem Evolutiva da Religião com Lewis Wolpert (Professor de Biologia, University College de Londres) apresentado por David Sloan Wilson (Professor de Biologia, Universidade de Binghamton, EUA).

Este encontro é sobre a origem e evolução das crenças metafísicas e das instituições religiosas. O debate centrar-se-á em como a existência e diversificação da Religião pode ser explicada pela teoria evolutiva, por selecção natural ao nível individual e entre grupos, abordando também aspectos ontológicos e fisiológicos das capacidades cognitivas do Homem.

Village Xpress

Village Xpress
O cinema da nova geração

“Xprime o teu génio” é o mote da campanha de promoção do Village Xpress, uma competição de curtas-metragens para alunos universitários ou de escolas profissionais, que integra a programação do VIDCF - Village International D-Cinema Festival 2007. As inscrições abrem dia 1 de Junho e prolongam-se até 22, que é também o último dia de exibições. Ainda há tempo para rodar um filme e inscrevê-lo no Village Xpress. O prémio é uma Câmara de Vídeo HDV Sony.

As inscrições são feitas presencialmente no Cinema S. Jorge, através do preenchimento de uma ficha, da apresentação do cartão de estudante e da entrega de uma cópia do(s) filme(s). No caso dos alunos de fora da área da Grande Lisboa, o filme pode ser inscrito por correio, desde que chegue à organização do Lisbon Village Festival até 11 de Junho. Todas as curtas a concurso devem ser de ficção (incluindo animação e videoclips), produzidas em 2006 ou 2007 e a duração máxima aceite é de 12 minutos. É obrigatório ter o formato de produção e o formato final para exibição em MiniDV ou DVD . Quanto ao júri, será composto por quatro profissionais da área do cinema e do audiovisual, entre os quais um realizador, um produtor e um crítico. A avaliação que escolherá a melhor curta terá como base critérios de criatividade técnica e narrativa dos filmes.
As exibições do Village Xpress decorrem de 19 a 22 de Junho, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. A projecção dos filmes respeita a ordem de inscrição, até um número limite de 100 exibições. Depois de um visionamento prévio, a organização do VIDCF 2007 decidirá se a curta pode ser incluída na competição, consoante o tipo de conteúdo e a qualidade da cópia. O autor do trabalho premiado receberá uma câmara de vídeo HDV Sony e o seu filme será incluído na edição em DVD do LVF 2007, com todos os vencedores do VIDCF 2007.

Esta é uma oportunidade única para que os estudantes das áreas de imagem e tecnologia possam mostrar os seus trabalhos a uma plateia de profissionais de renome no contexto de um festival internacional de cinema digital. A campanha de promoção vai andar durante todo o mês de Março em escolas de Norte a Sul do País. O Village Xpress é co-produzido pelo Lisbon Village Festival e pela ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação.


Lisbon Village Festival

O Lisbon Village Festival (LVF) é um festival de cultura digital que acontece de 07 a 24 de Junho, em Lisboa. Inclui o Village International D-Cinema Festival (competições, mostras e exibições especiais), o Village Art (exposições) e o Village Lounge (after-parties com DJs e VJs). Está já confirmada a presença do actor Robert de Niro na inauguração da exposição de pintura do seu pai, Robert de Niro Senior, que integra a programação do Village Art. É este o primeiro evento do LVF 2007.

A primeira edição do LVF realizou-se em Junho de 2006. Teve desde logo o apoio da ETIC como escola parceira e superou largamente as expectativas de adesão, com concorrentes, convidados, imprensa e público vindos de todo o mundo, atingindo um número superior a 10.000 presenças na totalidade dos três eventos.

Em 2007, uma das grandes novidades do LVF é o Village Xpress. Está integrado na programação do VIDCF - Village International D-Cinema Festival e é um desafio imperdível para quem quer dar os primeiros passos no mundo do cinema.

Para mais informações, envie um mail para press@villagefestival.net ou vá ao Press Center do festival em http://lisbon.villagefestival.net/. Aqui encontrará comunicados de imprensa, fotos e logos disponíveis para download.

Slowtime 2007

Call for entries
-->
Deadline 31 March 2007
-->
Theme:
Slowtime 2007 -
Quicktime as an artistic medium
-->
Cinematheque -
http://cinema.nmartproject.net
http://mac.le-musee-divisioniste.org,
the centre for streaming media in the framework of
[NewMediaArtProjectNetwork]:||cologne - www.nmartproject.net,
will open in 2007 - Cinema_C by launching the new show, entitled:
"Slowtime 2007 - Quicktime as an artistic medium".
Already in 2003, Cinematheque was exploring the artistic potential of the popular streaming videoformat
Quicktime as it can be visited in Cinema_B (access via the Cinematheque site).
As Quicktime was undergoing a rapid technological development during the past years,
it is time again for exploring the current state of Quicktime and its use
as a medium for artistic expressions.
-->
Cinematheque is inviting artists, video and film makers
to submit up to three videos in Quicktime format -
originating from 2004 or later, preferably sized 480x360 px,
but not smaller than 320x240 px, a duration of max. 6 minutes,
and make them available online on a separate webpage for review and download.
-->
Please find the call, the regulations and entry form on
http://netex.nmartproject.net/index.php?blog=8
-->
------------------------------------------
Cinematheque at MediaCentre
http://cinema.nmartproject.net
http://mac.le-musee-divisioniste.org
------------------------------------------
powered by
[NewMediaArtProjectNetwork]:||cologne
www.nmartproject.net -
the experimental platform for art and New Media
operating from Cologne/Germany.
.
info & contact
info (at) nmartproject.net

European Frames 2007

Punto Europa of University of Siena, in partnership with the International Office of University of Siena, informs you about the following initiative:


European Frames 2007
International Short-Film Contest


This competition is part of the Circulating Festival of European Cinema in Tuscany, that is going to take place between April 26thand May 24th 2007, in conjunction with European Day . Project is organized and sponsored by Europe-direct Florence, Grosseto, Livorno, Europe Point of University of Siena with Niels Stensen Foundation in Florence.

The theme of the international contest is Europe.
The subject of 2007 edition is Borders. Borders means all those that are geographic, political, social, cultural, and linguistic in nature.

Applying is free. Short film and required materials must be postmarked by March 12, 2007 by priority or certified mail without return receipt, to the following address:

CONCORSO INTERNAZIONALE CORTOMETRAGGI
FOTOGRAMMI DEUROPA 2007
C/O ISTITUTO NIELS STENSEN
VIALE DON MINZONI 25/G
50129 FIRENZE

Of the submitted films, ten will be selected for the competition by a committee and will be screened during the Festival European Frames. The winner will be decided by a popular jury and by the audience present at the screenings.
More information and the rules (in Italian, English, French and German) are available on the web athttp://www.unisi.it/puntoeuropa/programmi.html
You can also e-mail Europe Point (puntoeuropa@unisi.it) or International Office (uri@unisi.it) of University of Siena

12 February 2007

Workshop "Vídeo"

Com:
Pedro Fortes

O curso não exige formação prévia específica.
Introdução ao vídeo (argumento, som, rodagem narrativa e documental, montagem e pós-produção).
Práticas da imagem em movimento, clássicas e experimentais, rápidas e flexíveis.
Possibilidade de desenvolvimento acompanhado de projecto pessoal.

Data: 26 de Fevereiro a 11 de Junho de 2007
2ª das 18.00h às 21.00h
Localização: Ar.Co, Rua de Santiago, 18, Lisboa.
Preço: 300 € (Alunos Ar.Co 150 €).

Para mais informações consultar:http://www.arco.pt

Workshop "Argumento e Narrativa"

Com:
Hugo Brito

O diálogo de Timeu e Critias, de Platão, é usado como pretexto para entrar no interior de um processo e método de investigação.
A partir de um fragmento literário (a única menção de Atlãntida num texto clássico), e por via da pesquisa intensa das várias ramificações desta árvore mítica, pretende-se desmontar a narrativa inicial e mudar-lhe o centro. Árvore suficientemente vasta para abrigar sem aparente desconforto autores como Edgar Poe, H.G. Wells, Tarkovsky, Mathew Barney ou Stan Douglas.
Numa segunda fase dá-se forma ao projecto, num filme, numa instalação, num texto, etc.

Data: 06 de Março a 19 de Junho de 2007
3ª das 18.00h às 21.00h
Localização: Ar.Co, Rua de Santiago, 18, Lisboa.
Preço: 300 € (Alunos Arco 150 €).

Para mais informações consultar:http://www.arco.pt

07 February 2007

Marcelo Costa

Inaugura amanhã dia 8 de Fevereiro às 21.00h a exposição "desenhos clássicos à moda antiga" de Marcelo Costa na galeria CUBIC - arte contemporânea

(...) No ponto de partida estão fotografias de estátuas antigas, baixos-relevos e ritos tribais, que sugerem ruínas de momentos felizes da compreensão dos homens acerca de si mesmos, e sobre os quais trabalham o carvão e a tinta-da-china. Mas, na verdade, não é de evocações do passado que se trata, não há nostalgia de um fazer perdido. Nesta transposição de uma matéria para outra, o primeiro grau de ser é já a imagem de uma imagem que é vista e assumida enquanto tal. Por isso é inadequado ver aqui uma procura da origem – das coisas, da arte, dos homens –, porque se parte já de uma crosta sobre essa origem, de camadas que se adivinham através dos desenhos, eles próprios crostas de uma ferida que não é visível, mas pode rebentar. (...)

Maria João Mayer Branco
(excerto do texto incluído no catálogo)

Exposição patente até ao dia 2 de Março de 2007.

04 February 2007

Fernando Calhau

Na próxima 4ª feira, 7 de Fevereiro de 2007, às 15.00h no Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão realizam-se um conjunto de "Leituras" por Philippe-Alain Michaud, Manuel Castro Caldas, Rui Chafes e Vítor Silva no âmbito da exposição Convocação I e II de Fernando Calhau.