05 April 2010

Concurso de Filmes de 1 minuto

Explorar as relações entre imagem e pensamento, através de um vídeo com um minuto de duração, é o objectivo deste concurso, em torno da obra de Pierre Klossowski (1905-2001). O desafio é escolher, num dado painel de conceitos do universo discursivo klossowskiano, as imagens que cada um deles esconde / revela e que melhor o serve. Se entendermos, como Klossowski, que a imagem é o real da palavra, trata-se de ensaiar, à sua maneira, uma “troca de corpos” entre a palavra e a imagem, visando a intensidade do pensamento. O concurso é dirigido ao público em geral e, em particular, a estudantes de escolas de cinema.

conceitos
círculo | complot | corpo | emoção voluptuosa | estereótipo | gratuitidade | Gulliver | hospitalidade | imagem | moeda | nudez | pele | perversão | pornografia | quadro | sequaz | simulacro | teatro | véu

submissão dos filmes até 15 de Abril de 2010

Diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Valerá mesmo? Não haverá palavras que valem por mil imagens?

A imagem sempre foi servida por uma ideologia forte que foi sustentando na cultura a crença no seu poder mostrador da realidade, claro, acessível e feito sem esforço. As imagens são belas, rápidas, directas e gulosas. Pelo contrário, a palavra, quando esculpida pelo pensamento na sua mais elevada expressão que é o conceito, aparece cada vez mais na cultura como tortuosa, pesada, a exigir sempre grande esforço de desconstrução.

Na visão de Pierre Klossowski, as imagens não obedecem a qualquer lógica de sentido. São intensidades.

Mas ainda está por fazer o balanço da qualidade da experiência de pensamento que o bombardeio constante de imagens proveniente de uma sempre crescente quantidade de dispositivos tecnológicos vai provocando nos indivíduos.

Qual a intensidade da imagem? Será a imagem capaz de servir o pensamento com a mesma qualidade da palavra ou, pelo contrário, a via da imagem terá sempre uma qualidade de desafio que a estrutura cartesiana de sentido das palavras nunca superará.

O desafio é portanto este: escolher num dado painel de conceitos do universo discursivo klossowskiano as imagens que cada um deles esconde / revela e que melhor o serve. Se entendermos, como Klossowski, que a imagem é o real da palavra, trata-se portanto de procurar as "imagens justas" ou "justamente as imagens" (recorrendo a Godard) que em potência impendem sobre cada conceito.

Os participantes devem escolher um conceito para, a partir dele, realizar um vídeo com a duração de um minuto.

regulamento

1. Os vídeos deverão ser digitalizados para um formato susceptível de upload no sítio http://www.youtube.com (sem qualquer tag ou título expressamente referente ao concurso). O link do vídeo, juntamente com os dados pessoais e de contacto do concorrente, deverá ser enviado para 1minuto.klossowski@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

2. A selecção será efectuada por um júri constituído por três elementos, representantes do CECL (Jacinto Godinho), da Associação Portuguesa das Escolas de Cinema e Audiovisual (Paulo Viveiros) e da Cinemateca Portuguesa (Maria João Madeira).

3. Os quinze melhores filmes farão parte de uma selecção oficial a ser exibida na Cinemateca Portuguesa por ocasião do Ciclo de Cinema Imagem e Pensamento II, que se realiza entre 27 e 30 de Abril de 2010.

4. O vencedor será anunciado a 30 de Abril de 2010 durante o Colóquio integrado no Ciclo Imagem e Pensamento II que ocorrerá no Museu Colecção Berardo.

5. O prémio é um Media Composer Full, da marca Avid (valor aproximado €5000).

Para ver o programa clicar no link www.cecl.com.pt