10 December 2007

Experiência profissional e académica no campo das artes – testemunhos

Manuel da Costa Cabral

5ª feira 13 de Dezembro 2007, 21 horas
Salão do Ar.Co, Rua de Santiago, 18, Lisboa


Em sessões que se desenrolarão ao longo do ano lectivo, personalidades nacionais e internacionais envolvidas na produção, divulgação e administração das artes são convidadas a destacar, individual e informalmente, aspectos relevantes da sua experiência profissional ou de recentes experiências formativas, compondo visões subjectivas dos mecanismos do “mundo da arte”.

As sessões destinam-se prioritariamente a alunos do Ar.Co em fase de finalização da sua formação (Fases 3, Cursos Avançados, Projectos Individuais).


NOTA BIOGRÁFICA
Manuel da Costa Cabral, nasceu em 1941. Formou-se em Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa (1963) e trabalhou como professor de arte em diversas escolas públicas e privadas e como designer de exposições em colaboração com o pintor Manuel Lapa. Envolveu-se em inúmeras actividades de animação e intervenção socio-cultural nos últimos sete anos da ditadura (1967-74) e nos primeiros sete anos de democracia (1974 –81). Entre 1971 e 72 realizou uma visita de estudo, de seis meses, a vinte instituições artísticas universitárias americanas como bolseiro do Instituto Internacional de Educação e da Fundação Calouste Gulbenkian sob orientação do professor Rudolf Arnheim de Universidade de Harvard. Entre 1974 e 1977 colaborou no projecto de arranque da cooperação portuguesa voluntária na República da Guiné Bissau (formação de professores).
Em 1973 fundou em Lisboa o Ar.Co- Centro de Arte e Comunicação Visual, tendo sido seu Director Executivo durante 21 anos.
Em 1993 recebeu o grau de Honorary Fellow do Royal College of Art em Londres.
Retomou a actividade de pintor em 1982 e tem exposto regularmente desde 1989.
Desde 1994 exerce as funções de Director do Serviço de Belas-Artes da Fundação Calouste Gulbenkian.