08 June 2007

The Next Big Thing - Ar.Co no Lisbon Village Festival














O recém-criado departamento de Vídeo, Filme Experimental e Novos Media do Ar.Co dedica-se à formação de autores produzindo objectos espaciais/sonoros/plásticos no âmbito de uma estética do “videográfico”. Enquanto área disciplinar específica, o videográfico é considerado como uma área de sensibilidade e de composição determinada pela expansão democrática das tecnologias informático-digitais.

Área de sensibilidade – e não campo tecnológico. Trata-se de reconhecer e seguir um material impuro, “misturado”, simultaneamente evanescente e omnipresente - uma velocidade, antes de mais – a partir da qual o mundo, a arte e a sua memória são revistos, atravessados e criticados por uma “mobilidade e hipersensibilidade dos nervos e da inteligência” inerentes ao olhar metropolitano (G. Vattimo) e ao corpo que a elas se ajusta, abre ou resiste.

Não espantará que nesse mundo revisto se convoquem e trabalhem fantasmas: a expressão cénica do corpo, a estética projectiva do desenho, a consideração escultórica do lugar, as corporizações cromáticas da pintura ou a vocação documental da fotografia.

De modos (e com meios) variados, as obras seleccionadas reconhecem a implausibilidade de um ideal monumental de obra de arte, nascem junto à fonte da contingência, fazem da velocidade o seu chão e o seu método.

Manuel Castro Caldas

(excerto do texto do catálogo "The Next Big Thing")


para mais informações:

http://lisbon.villagefestival.net/pt/01art.aspx?menu=1&id=13