Gulbenkian - Filmes e Documentários
A não perder:
Quarta, 7 de Dezembro de 2011, 19h00 - Grande Auditório
A Arca Russa (2001) de Alexander Sokurov
Consultar o restante programa em:
http://www.musica.gulbenkian.pt/2011_2012/filmes.html.pt
A não perder:
Quarta, 7 de Dezembro de 2011, 19h00 - Grande Auditório
A Arca Russa (2001) de Alexander Sokurov
Consultar o restante programa em:
http://www.musica.gulbenkian.pt/2011_2012/filmes.html.pt
Um filme de Mieke Bal & Michelle Williams Gamaker.
10 Novembro | 17.30h | Auditório 3 da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian.
Sessão com a presença da realizadora Mieke Bal.
Filme em francês, legendado em inglês. 120 min.
Entrada livre e limitada aos lugares existentes.
A Long History of Madness (Uma Longa História da Loucura) é um filme baseado na história Mère folle (Mãe louca), de 1998, da psicanalista francesa Françoise Davoine.
A partir dos Açores, espaço de partidas e chegadas por excelência, a AIPA apresenta, de 14 a 21 de Abril de 2012, o seu primeiro festival internacional de cinema sobre migrações e interculturalidade, o Panazorean.
Reforçar o diálogo entre as pessoas de e em todo o mundo, mostrar a realidade em que vivemos e apostar na riqueza da diversidade cultural — cada vez mais ameaçada pelo processo de globalização — são os grandes objetivos deste festival.
Durante 8 dias o festival será um ponto de encontro para realizadores, produtores, especialistas sobre o tema e o público em geral debaterem e refletirem sobre as migrações e o diálogo com o “outro” . Do programa fazem também parte exposições, debates, masterclasses e concertos.
Da admissão ao festival
São admitidos ao Panazorean curtas e longas metragens de ficção, animação, documentário e filmes de carácter experimental, produzidas em qualquer país, sobre qualquer realidade migratória e intercultural.
Prémios
As secções competitivas do festival (internacional, nacional e regional*) compreendem um conjunto de prémios, de valor superior a 14000 euros, que podem ser consultados no regulamento (http://www.panazorean.com/#inscricoes).
Data: 14 Out a 16 Dez 2011
Local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
Carga Horária: 20 horas - 50 créditos
Preço: 150€ + 15€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Horário: 6ª feira das 18h00 às 20h00
Programa: Introdução teórica, a partir de exemplos práticos, às principais questões de composição cinematográfica no âmbito da tradição das artes plásticas. Imagem, movimento, duração, plano, sequência, narrativa, etc.
Professor: Marcelo Costa
Data: 10 Out a 7 Nov 2011
Local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
Carga Horária: 12 horas
Preço: 110€ + 11,25€ (Insc) + 0,75€ (Seg)
Horário: 2ª feira das 18h00 às 21h00
Programa: Estudo empírico das relações entre o fenómeno sonoro e a noção de espaço. De forma sobretudo prática, será articulado o conjunto de problemáticas em torno de conteúdos artísticos que, de maneiras diferentes, impliquem uma experiência da organização sonora do espaço.
Professor: Ricardo Jacinto
Data: 11 Out 2011 a 7 Fev 2012
Local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
Carga Horária: 45 horas
Horário: 3ª feira das 18h00 às 21h00
Preço: 337,50€ + 34€ (Insc) + 4,50€ (Seg)
Programa: Curso prático onde se trabalha a tensão entre a fotografia do plano e a fotografia da sequência, por via da aquisição de noções elementares de planificação e montagem. Estes exercícios práticos de continuidade culminam na realização de uma curta-metragem, desenvolvida por fases: adaptação de argumento, repérage, décor, direcção de actores, rodagem, montagem, pós-produção som e imagem, produção e exibição.
Professor: João Dias
Data: 10 Out 2011 a 11 Jun 2012
Local: Rua de Santiago, 18, Lisboa
Carga Horária: 90 horas
Preço 650€ + 65€ (Insc) + 4,50€ (Seg)
Horário: 2ª feira das 18h00 às 21h00
Programa: Curso composto pelo Laboratório de Som e Composição + Workshops de Som I, II e III (ver observações). O curso visa desenvolver trabalho autoral neste domínio
Observações Laboratório de Som e Composição
Laboratório teórico-prático, de carácter interdisciplinar, promovendo o estudo e o desenvolvimento de processos de composição sonora. Os participantes concretizarão projectos individuais, com diferentes formas e conteúdos, tendo o som como elemento constituinte. Cada Laboratório se desenvolverá em torno de um tema e de um calendário específicos, a serem apresentados na sua primeira sessão.
Workshop de Som I
Estudo empírico das relações entre o fenómeno sonoro e a noção de espaço. De forma sobretudo prática, será articulado o conjunto de problemáticas em torno de conteúdos artísticos que, de maneiras diferentes, impliquem uma experiência da organização sonora do espaço.
Workshop de Som II
Apropriação de objectos encontrados tendo em vista a exploração das suas qualidades sonoras e consequente captação em ambiente de estúdio. Serão enunciadas diferentes aproximações à geração sonora, com especial interesse por entidades que se revelem mais próximas da expressividade e intencionalidade do gesto.
Workshop de Som III
Desenvolvimento de uma biblioteca de sons a partir da captação sonora no exterior de diversas situações encontradas ou construídas. Introdução à organização e à gestão da biblioteca de sons criada de maneira a permitir a sua utilização em diferentes disciplinas artísticas
Professores: Carlos Santos; Ricardo Guerreiro; Ricardo Jacinto; Nuno Morão; Emídio Buchinho
Exposição de Jorge Nesbitt e Marcelo Costa
Patente ao público de 4 de Novembro a 30 de Dezembro de 2011
Inauguração dia 4 de Novembro pelas 21h30
Galeria da Universidade / Museu Nogueira da Silva / Universidade do Minho
Av. Central, 61, 4710-228 Braga
de terça a sexta10h-12h; 14h-18h30 e ao sábado 14h-18h30
Telef. 253 601275- Telefax 253 601089
sec@mns.uminho.pt - www.mns.uminho.pt
Data: 13 Out 2011 a 12 Jan 2012
Local: Rua de Santiago, 19, Lisboa
Carga Horária: 25 horas
Preço 200€ + 20€ (Insc) + 2,50€ (Seg)
Horário 5ª feira das 14h30 ás 17h00
Programa: Trabalhar diferentes regimes de concentração perante modelos em ambientes distintos: no espaço oficinal dos departamentos de Cinema, Desenho e Escultura e na visita a uma colecção de Desenho. O espaço cénico, jogos de palco, a representação e a auto-representação; o modelo, a imagem em movimento, o bidimensional e o tridimensional.
Professor: Marcelo Costa
Na Cinemateca Portuguesa, em colaboração com o Museu do Chiado.
MA FEMME CHAMADA BICHO
de José Álvaro Morais com Maria Helena Vieira da Silva, Arpad Szenes Portugal, 1976 - 79 min
O primeiro filme de José Álvaro Morais centra-se na figura da pintora Vieira da Silva e do seu marido, Arpad Szenes. Dois “estrangeiros” (ela portuguesa, longe de Portugal, ele húngaro), dois franceses “por adopção” – essa particularidade também fascina o cineasta, para além do olhar sobre as respectivas obras e personalidades. Um belíssimo documentário “intimista”, que continua a ser pouco divulgado e a merecer uma justa reapreciação.
Seg. [4] 19:30 | sala Luís de Pina
10 e 17 de Maio | 21h30 | no Ar.Co, em Lisboa
Parceria: Granular e Ar.Co
Local: Ar.Co - Rua de Santiago 18, Lisboa
Entrada livre
Porque cada vez mais esbatidas estão as fronteiras entre a música
e as artes visuais, um programa que estabelece a ponte entre os dois universos.
Inclui exposições sobre os processos criativos apresentados.
10 de Maio 21h30
@c+3ktaProduto da colaboração do duo @c (Pedro Tudela e Miguel Carvalhais) com 3kta (André Rangel), o "objecto multimodal" OAV é, simultaneamente, uma performance, um processo e o que designam como "um fluxo". Os módulos sonoros e visuais são gerados a partir de estruturas predefinidas, mas tudo "acontece" no próprio momento da apresentação, combinando harmonia e dissonância. Tudela e Carvalhais são dois dos mais insignes representantes da electrónica e da electroacústica portuguesas, com um longo e profícuo trajecto que resultou já na edição de vários discos (a maior parte deles na editora Crónica, do Porto) e de concertos em diversos países, além de terem notáveis e amplamente reconhecidas actividades nas artes plásticas, na cenografia de teatro (o primeiro) e no design de comunicação (o segundo). Rangel é um especialista na interactividade entre som e imagem, com trabalho nas áreas do instalacionismo, do vídeo, da robótica e da construção de hiperinstrumentos sinestésicos, sempre com software inovador desenvolvido por si mesmo.
17 de Maio 21h30
Pedro Lopes+António Jorge Gonçalves
Pedro Lopes (gira-discos, computador, objectos) e António Jorge Gonçalves (projecção de desenhos
em tempo real) estreiam-se em duo nesta performance totalmente improvisada. Lopes utiliza discos em acetato gravados por si, bem como gongos, pratos, peles e outros utensílios com que manipula os
pick-ups dos seus Technics. Vindo do universo hip-hop, mas hoje dedicado ao experimentalismo electroacústico com matrizes no jazz e na música livremente improvisada, é membro dos projectos OTO, Whit e Eitr.
Gonçalves é um dos mais ilustres autores de banda desenhada e cartoonismo em Portugal, com um percurso paralelo de colaborações em contexto musical nas quais aplica um surpreendente sistema de desenho ao vivo e projecção instantânea, o que fez já, por exemplo, com o saxofonista Paulo Curado, o grupo de pop electrónica Micro Audio Waves, os pianistas e compositores Bernardo Sassetti e Mário Laginha e o director de orquestra Enrico Onofri, para a ópera "Antígona", de Antonio Mazzoni.
Programação completa disponível no website:
www.festadocinemaitaliano.com
O Ar.Co em 10 convites para alunos e professores. Quem estiver interessado tem de enviar o seu nome, nome do filme, data e sala da sessão que pretende assistir para anabmartinho@arco.pt.
Organizado pelo Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, mediante protocolo assinado com a Canon Portugal, SA (Canon) e com o Bazar do Vídeo, o Prémio foi dirigido aos alunos e ex-alunos do Ar.Co.
A partir do tema “cidade de Lisboa”, os participantes desenvolveram trabalhos na área do Vídeo/Imagem em movimento.
A exposição dos trabalhos seleccionados e cerimónia de atribuição do Prémio Ar.Co/Canon Vídeo irá realiza-se no próximo dia 24 de Fevereiro, pelas 19h, na Rua de Santiago, 18, Lisboa.
Trabalhos seleccionados:
- Francisca Manuel: “Navegar é preciso, viver não é preciso”;
- Pollyanna Freire: “Cartografia”;
- Catherine Boutaud: “Dentro”;
- Irene Bonacchi: “Corte vertical”
- João Reis: “Janela para a Cidade”.
Os autores premiados serão anunciados no dia da exibição pública do Prémio.
Este prémio tem o apoio da Canon Portugal SA e do Bazar do Vídeo.
Exposição patente dia 24 de Fevereiro das 19h às 22h.
Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual
Rua de Santiago, 18, 1100, Lisboa
Imagem: Irene Bonacchi: Corte Vertical, 2011 (video still)
A crescente multiplicação de equipamentos Vídeo/ Fotográficos levanta inúmeros e novos problemas técnicos ao utilizador.
Neste sentido, o Ar.Co, convidou o Bazar do Vídeo a realizar uma sessão de esclarecimento. Esta demonstração tem um carácter prático e didático, virada para o utilizador.
ENTRADA LIVRE
24 de Fevereiro das 14h às 17h30
Ar.Co - Rua de Santiago, 18, Lisboa
21 880 10 10 | secretaria@arco.pt
www.arco.pt
Projecto vídeo e áudio colectivo
É um projecto que pretende ser colectivo e que nasceu do desejo de
explorar a possibilidade de um segundo poder conter 25 imagens diferentes.
Neste contexto solicita-se às pessoas que enviem para a conta de e-mail de I'M
AN OF, anoriginalframe@gmail.com, uma imagem original, apenas uma, com
título.
Os participantes deverão também escolher uma das notas musicais
disponibilizadas no evento, no Facebook:
http://www.facebook.com/event.php?eid=167760499907266&ref=mf
A ordem que as imagens ocupam na timeline, assim como a ordem de composição
das notas musicais, respeita a ordem de recepção dos e-mails na conta de
"I'M AN OF". Tanto as imagens como as notas musicais terão a duração
exclusiva de uma frame.
Os segundos serão construídos pelas imagens recebidas na conta de e-mail do
evento... frame a frame somam-se os segundos... uma pessoa, uma imagem
original e uma nota musical.
Ao participante será posteriormente pedida uma autorização para que o
projecto "I'M AN OF" utilize a sua imagem.