25 February 2008

"Palácio" de Pedro Rufino

Visionamento do filme Palácio de Pedro Rufino, aluno do Ar.Co, dia 25 Fevereiro às 22h00 no Estúdio Bomba Suicida | Entrada: 3€ |Rua dos Caetanos, 26 (Em frente ao Conservatório de Música) Bairro Alto | Reservas e info: +351 213427605 | http://bombasuicida.blogspot.com/

19 February 2008

Fundação Calouste Gulbenkian - Mesa Redonda

Dia 24 de Fevereiro - Domingo - 18.00h
Mesa Redonda - com João Mário Grilo, Pedro Mexia, Augusto Seabra, Pedro Bandeira
a propósito da exposição "Ida e volta: ficção e realidade" patente no Centro de Arte Moderna (CAMJAP).

Exposição "revolução cinética"

Patente no Museu Nacional de Arte Contemporânea - Chiado.

14 Março – 16 Junho
Inauguração: 13 Março. Quinta-feira. 19.00h

A arte cinética baseia-se, sobretudo, numa utopia: levar a arte à vida. De facto, ela foi uma das correntes artísticas que mais se aproximaram dessa meta, graças à influência que teve na sociedade, como fonte de inspiração em terrenos tão diferentes como a indústria da moda, a criação arquitectónica, o mundo dos media e a criação gráfica.

O público teve a possibilidade de se movimentar no interior das obras, de interagir com elas, de as apreender, de se perder nelas, de se misturar com elas. Enquanto elemento fundador do movimento o público converteu-se em autor da obra. Efectivamente, a obra necessita dos olhos do espectador para estar «viva» e poder alargar todo o seu sentido, a sua expressão: se ninguém passar diante dela, mesmo que fugazmente, nenhum movimento se produz.

Na origem desta utopia existiu um acontecimento fundamental: a exposição Le Movement, na Galerie Denise René, em 1955. Victor Vasarely, que tinha obras suas em exposição, foi o instigador. Essa exposição foi um acontecimento fundamental da história da arte do pós-guerra. Obras de Marcel Duchamp e Victor Vasarely, pioneiros do movimento, confrontavam-se com os trabalhos de jovens artistas como Yaacov Agam, Pol Bury, Jesús Rafael Soto e Jean Tinguely. As obras expostas representavam o movimento, alegórica ou realmente.
Dez anos mais tarde chegaria uma espécie de consagração, com a exposição The Responsive Eye no Museum of Modern Art de Nova Iorque. Foi a propósito desta exposição que o crítico de arte norte-americano Lawrence Alloway empregou o termo Op Art, num artigo publicado no Times. Este foi, em todo o caso, o momento culminante da arte cinética; chegou a crer-se, brevemente, que ela iria destronar a Pop Art. Mas este pico da arte cinética foi também o seu canto do cisne.

artistas:
Nadir Afonso . Yaacov Agam . René Bertholo . Martha Boto . Pol Bury . Carlos Cruz-Diez . Hugo Demarco . Ángel Duarte . Marcel Duchamp . Equipo 57 . Darío Pérez Flores . Karl Gerstner . Eduardo Nery . Julio Le Parc . António Pedro . Bridget Riley . Artur Rosa . Horacio García Rossi . Pierre Rovère . Nicolas Schöffer . Eusebio Sempere . Paul Sharits . Francisco Sobrino . Jesús Soto . Joël Stein . Jean Tinguely . Gregorio Vardanega . Victor Vasarely . Dominique Willoughby . Jean-Pierre Yvaral

curador
Emmanuel Guigón, director do Musée dês Beaux-Arts et Archéologique de Besançon

17 February 2008

Portuguese Video Art Archive

O Portuguese Video Art Archive é um projecto sem fins lucrativos que procura reunir e catalogar trabalhos em suporte video ou película digitalizada que tenham sido produzidos em Portugal. Tem como objectivo de organizar screenings e programar plataformas de apresentação pública a nível nacional.O Arquivo consistirá num banco de dados online, com videografias, fichas de autor e contactos. Futuramente o arquivo tem como missão criar condições que facilitem a sua consulta.

O arquivo respeita as leis direitos de autor, tendo apenas fins de divulgação e investigação, não permitindo cópia de trabalhos.

Todos os filmes deverão ser enviados em formato CD-ROM ou DVD(Data) e também em formato DVD (video), devidamente identificados com nome do autor, título, duração e contacto de e-mail.

morada para envio:
Margarida Mendes
Av. Gomes Pereira 22, 5C
1500-330 Lisboa

contacto:
Margarida Mendes 916080853
portuguesevideoartarchive@gmail.com
http://ptvideoartarchive.blogspot.com/