08 April 2010

Concurso de Curtas-Metragens do Porto Santo

A 1.ª Edição do Concurso de Curtas-Metragens do Porto Santo é uma iniciativa da Câmara Municipal, que decorrerá até o dia 24 de Setembro de 2010.

O presente Concurso tem como objectivo seleccionar uma obra cinematográfica, inédita, com duração de 4 a 20 minutos, em qualquer género (ficção, animação, documentário), com registro e finalização digitais em DVD, sobre o tema atribuído à Bienal do Porto Santo, um evento cultural a ocorrer na Ilha com uma periodicidade de dois anos. A Bienal é uma mostra colectiva de artes visuais em que podem estar patentes formas de expressão como: Escultura, Fotografia, Pintura, Arquitectura, Cinema, Design, Vídeo e Instalação.

A temática do argumento das obras deve ser dirigida ao público em geral e deve desenvolver, livremente, histórias que envolvam a sociedade e estimulem a cultura e a arte, de acordo com o tema fixado para a Bienal, “Homo Virtualis”.

Mais informamos que o primeiro prémio consiste na atribuição de um troféu, um prémio monetário no montante de €1.000,00 a atribuir em parceria com a Empresa Municipal Areal Dourado, E.E.M., que patrocinará directamente o evento e a inclusão da Curta no Ciclo de Cinema de Porto Santo, no ano a que respeita o concurso e na Bienal de Porto Santo, no ano seguinte.

REGULAMENTO CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS DO PORTO SANTO

Objectivo
O presente Concurso tem como objectivo seleccionar uma obra cinematográfica, inédita, com duração de 4 (quatro) a 20 (vinte) minutos, em qualquer género (ficção, animação, documentário), com registo e finalização digitais em DVD, sobre o tema atribuído à Bienal do Porto Santo, um evento cultural a ocorrer na ilha com uma periodicidade de dois anos. A Bienal é uma mostra colectiva de artes visuais em que podem estar patentes formas de expressão como: Escultura, Fotografia, Pintura, Arquitectura, Cinema, Design, Vídeo e Instalação.

A temática do argumento das obras, objecto deste regulamento, deve ser dirigida ao público em geral e deve desenvolver, livremente, histórias que envolvam a sociedade e estimulem a cultura e a arte, de acordo com o tema fixado para a Bienal.

Participação
Qualquer pessoa física, ou grupo de pessoas físicas acima de 18 anos residentes em Portugal, pode participar, desde que demonstre capacidade técnica para a elaboração da proposta de projecto e desenvolvimento da obra cinematográfica.

Será permitida a inscrição de apenas 1 (um) projecto por concorrente, abordando o tema especificado.

Inscrição
O Requerimento de Inscrição (Anexo I) deverá ser remetido, impresso e assinado pelo concorrente, acompanhado de 3 (três) DVD´s, contendo o trabalho a concurso, e 1 (um) CD, contendo a apresentação do projecto para o seguinte endereço:
CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS DO PORTO SANTO
AREAL DOURADO, E.E.M.
EDIFÍCIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
RUA DR. NUNO SILVESTRE TEIXEIRA
9400 – 162 PORTO SANTO

Apresentação
O CD de apresentação do projecto deverá conter os arquivos especificados abaixo em formato PDF (com bloqueio para alterações e comentários, compatível com Adobe Acrobat Reader 5.0):

1. Tema, Título – máximo de 100 (cem) caracteres e Resumo – máximo de 500 (quinhentos) caracteres;

2. Arquivo geral com o máximo de 10 (dez) páginas, tamanho A4, contendo:

a) Argumento (apresentação da ideia central);

b) Descrição de ambientes e cenários;

c) Descrição de personagens;

3. Roteiro e/ou Storyboard;

4. Outras considerações (elementos relacionados à descrição do projecto que não se enquadrem em nenhum dos campos anteriores);

5. Curriculum do participante;

O concorrente deverá fazer constar do envelope, no espaço destinado ao remetente, além de seu nome e endereço completo, o NOME DO PROJECTO e E-MAIL, para confirmação do recebimento da correspondência.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. A inobservância dos presentes requisitos é fundamento para a exclusão do participante.

Prazo de inscrição
A partir da data de divulgação até ao dia 24 de Setembro do ano a que respeita o concurso.

Júri
O Prémio será atribuído por um Júri composto por:

* 1 Representante da Câmara Municipal, que presidirá às reuniões;
* 1 Representante da empresa Municipal Areal Dourado, E.E.M.
* 1Membro do Comissariado Geral da Bienal de Porto Santo;
* 2 Especialistas.

A decisão será tomada por voto e por maioria, dispondo o representante da Câmara Municipal de voto de qualidade. O júri reserva-se ao direito da não atribuição do prémio, desde que devidamente fundamentado. Os membros do júri, ou outros elementos ligados à organização do Concurso e familiares de primeiro grau, não poderão concorrer.


Selecção
O Concurso de Curtas-Metragens do Porto Santo seleccionará 1 projecto vencedor, um segundo e um terceiro lugar, onde ainda poderão ser atribuídas menções honrosas.

Os critérios de selecção serão:
1. Originalidade;
2. Criatividade;
3. Qualidade técnica;
4. Detalhe do projecto;
5. Qualidade e robustez do projecto;
6. Pertinência com os temas especificados.

Prémio
O primeiro prémio consiste na atribuição de um troféu, um prémio monetário no montante de €1.000,00 (mil euros) a atribuir em parceria com a Empresa Municipal Areal Dourado, E.E.M., que patrocinará directamente o evento e a inclusão da Curta no Ciclo de Cinema de Porto Santo, no ano a que respeita o concurso e na Bienal de Porto Santo, no ano seguinte.

Todos os outros prémios consistem na atribuição de um troféu e na inclusão das curtas no Ciclo de Cinema e na Bienal de Porto Santo.

Divulgação do resultado
A divulgação dos vencedores será efectuada na última quinzena de Outubro do ano a que respeita.
Fica desde já estipulado que a Câmara Municipal do Porto Santo poderá fazer uso institucional dos projectos, independente de qualquer autorização.
Cada participante é responsável pela veracidade e integridade das informações fornecidas, bem como pela autenticidade dos projectos inscritos. No caso de projectos que contenham personagens, roteiros ou criações intelectuais de terceiros, é de responsabilidade do participante obter as autorizações necessárias para sua utilização.