14 November 2007

Experiência profissional e académica no campo das artes – testemunhos

Com Alexandre Melo

4ª feira 21 de Novembro 2007, 21 horas
Salão do Ar.Co, Rua de Santiago, 18, Lisboa

Em sessões que se desenrolarão ao longo do ano lectivo, personalidades nacionais e internacionais envolvidas na produção, divulgação e administração das artes são convidadas a destacar, individual e informalmente, aspectos relevantes da sua experiência profissional ou de recentes experiências formativas, compondo visões subjectivas dos mecanismos do “mundo da arte”.

As sessões destinam-se prioritariamente a alunos do Ar.Co em fase de finalização da sua formação (Fases 3, Cursos Avançados, Projectos Individuais).

NOTA BIOGRÁFICA

Alexandre Melo é licenciado em Economia, doutorado em Sociologia e professor de Sociologia da Arte e Cultura Contemporânea na Universidade de Lisboa. Desde o ínicio da década de 80 escreve para jornais (JL, Expresso, El País) e revistas internacionais de arte (Flash Art, Artforum, Art Press, Parkett). Organiza exposições (10 Contemporâneos, Serralves; Eduardo Batarda, Gulbenkian; Arte Pop na Colecção Berardo, Sintra Museu de Arte Moderna), participa em colóquios, conferências, catálogos e antologias, em Portugal e no estrangeiro. Publicou, entre outros, os livros O que é Arte, Velocidades Contemporâneas, Julião Sarmento, Artes Plásticas em Portugal, Arte e Mercado em Portugal, Arte Pop & Cª, O que é Globalização Cultural, Aventuras no Mundo da Arte e Arte e Artistas em Portugal. Colaborador regular de Artforum, Expresso, Vogue. Assina um magazine semanal de artes na rádio. Curador das colecções do Banco Privado (em depósito no Museu de Serralves) e da Ellipse Foundation. Comissário da representação portuguesa na Bienal de Veneza 1997, com Julião Sarmento e na Bienal de São Paulo 2004, com Rui Chafes e Vera Mantero. Assessor Cultural do Primeiro Ministro desde 2005.