10 October 2007

Roger Willems

Apresentação de / Conversa com
Roger Willems

em torno de Roma Publications


Organização

Culturgest em colaboração com Ar.Co – Centro de Arte e Comunicação Visual

Conversa · sábado 20 de outubro de 2007 das 15h00 às 19h30 ·

Ar.Co (Rua de Santiago, 18 / Lisboa) · 15 Euros (10 Euros para professores e alunos do Ar.Co)

Inscrições até 19 de Outubro na Bilheteira da Culturgest (n.º máximo de inscrições: 30)

Roger Willems irá debruçar-se de modo informal sobre uma selecção de publicações produzidas por Roma Publications, procurando abordar questões como o contexto do design gráfico na Holanda, as mudanças no valor do livro (como mediação da arte), os problemas e prazeres da distribuição, e os seus objectivos pessoais enquanto designer gráfico.

Na segunda parte da sessão, abre-se um espaço informal de discussão e troca de experiências e pontos de vista com os participantes.

Roma Publications é um projecto editorial independente, fundado em 1998 pelo artista Mark Manders e por Roger Willems. Roma Publications tem vindo a expandir-se de modo informal e dinâmico enquanto plataforma para a produção de publicações autónomas em estreita colaboração com um número crescente de artistas, designers, curadores, escritores e poetas.
Ao longo dos anos, Mark Manders e Roger Willems construíram um território singular que conjuga a arte, o design e a curadoria. Entre os mais de 100 títulos já publicados, com tiragens que variam entre 2 e 150.000 exemplares, contam-se livros de artista, catálogos, cartazes, uma revista, um site na internet, um CD de música ou um DVD com obras em vídeo. As regras de distribuição variam consoante a natureza específica de cada projecto.
[Consultar o sítio de internet: www.romapublications.org]

Roger Willems (Tilburg, Holanda, 1969) estudou design gráfico na escola St. Joost em Breda (concluiu o curso em 1994 com uma série de publicações de artista) e realizou o mestrado no Sandberg Institute em Amesterdão (concluído em 1999 com a concepção gráfica e a publicação do livro The World Must Change: Graphic Design and Idealism). Entretanto, Willems foi assistente de Karel Martens (1993-1994) e teve estúdio na Werklaats Typografie, em Arnhem, durante os seus primeiros anos experimentais (1998-2000).

Trabalha desde 1998 como designer gráfico independente no desenvolvimento do projecto Roma Publications, assim como em projectos encomendados por editoras e instituições culturais tanto na Holanda como noutros países.