12 March 2007

Village Xpress

Village Xpress
O cinema da nova geração

“Xprime o teu génio” é o mote da campanha de promoção do Village Xpress, uma competição de curtas-metragens para alunos universitários ou de escolas profissionais, que integra a programação do VIDCF - Village International D-Cinema Festival 2007. As inscrições abrem dia 1 de Junho e prolongam-se até 22, que é também o último dia de exibições. Ainda há tempo para rodar um filme e inscrevê-lo no Village Xpress. O prémio é uma Câmara de Vídeo HDV Sony.

As inscrições são feitas presencialmente no Cinema S. Jorge, através do preenchimento de uma ficha, da apresentação do cartão de estudante e da entrega de uma cópia do(s) filme(s). No caso dos alunos de fora da área da Grande Lisboa, o filme pode ser inscrito por correio, desde que chegue à organização do Lisbon Village Festival até 11 de Junho. Todas as curtas a concurso devem ser de ficção (incluindo animação e videoclips), produzidas em 2006 ou 2007 e a duração máxima aceite é de 12 minutos. É obrigatório ter o formato de produção e o formato final para exibição em MiniDV ou DVD . Quanto ao júri, será composto por quatro profissionais da área do cinema e do audiovisual, entre os quais um realizador, um produtor e um crítico. A avaliação que escolherá a melhor curta terá como base critérios de criatividade técnica e narrativa dos filmes.
As exibições do Village Xpress decorrem de 19 a 22 de Junho, no Cinema S. Jorge, em Lisboa. A projecção dos filmes respeita a ordem de inscrição, até um número limite de 100 exibições. Depois de um visionamento prévio, a organização do VIDCF 2007 decidirá se a curta pode ser incluída na competição, consoante o tipo de conteúdo e a qualidade da cópia. O autor do trabalho premiado receberá uma câmara de vídeo HDV Sony e o seu filme será incluído na edição em DVD do LVF 2007, com todos os vencedores do VIDCF 2007.

Esta é uma oportunidade única para que os estudantes das áreas de imagem e tecnologia possam mostrar os seus trabalhos a uma plateia de profissionais de renome no contexto de um festival internacional de cinema digital. A campanha de promoção vai andar durante todo o mês de Março em escolas de Norte a Sul do País. O Village Xpress é co-produzido pelo Lisbon Village Festival e pela ETIC – Escola Técnica de Imagem e Comunicação.


Lisbon Village Festival

O Lisbon Village Festival (LVF) é um festival de cultura digital que acontece de 07 a 24 de Junho, em Lisboa. Inclui o Village International D-Cinema Festival (competições, mostras e exibições especiais), o Village Art (exposições) e o Village Lounge (after-parties com DJs e VJs). Está já confirmada a presença do actor Robert de Niro na inauguração da exposição de pintura do seu pai, Robert de Niro Senior, que integra a programação do Village Art. É este o primeiro evento do LVF 2007.

A primeira edição do LVF realizou-se em Junho de 2006. Teve desde logo o apoio da ETIC como escola parceira e superou largamente as expectativas de adesão, com concorrentes, convidados, imprensa e público vindos de todo o mundo, atingindo um número superior a 10.000 presenças na totalidade dos três eventos.

Em 2007, uma das grandes novidades do LVF é o Village Xpress. Está integrado na programação do VIDCF - Village International D-Cinema Festival e é um desafio imperdível para quem quer dar os primeiros passos no mundo do cinema.

Para mais informações, envie um mail para press@villagefestival.net ou vá ao Press Center do festival em http://lisbon.villagefestival.net/. Aqui encontrará comunicados de imprensa, fotos e logos disponíveis para download.