28 April 2010

onedotzero_adventures in motion: festival call for submissions

onedotzero are seeking innovative short films, installations, interactive work and live audiovisual performances to showcase at the bfi southbank, london, uk, 10-14 november 2010. The five-day festival is the first stop on onedotzero's extensive worldwide network of events.

onedotzero_adventures in motion has been the largest dedicated digital short film festival in the world since 1999. over fourteen years the programme has expanded to embrace a wide range of digital motion arts and is acclaimed by artists, audiences and creative industries alike for providing a platform to explore new ideas and fresh innovation through curated compilation screenings, features, exhibitions, live av performances, club nights, presentations and panel discussions.

submit now! this is your chance to showcase your work on an international platform and it is completely free to enter!

Deadline for receiving entries is 30th june 2010, 5pm.

what to submit

onedotzero seeks submissions of new work, which demonstrates innovative creative expression and visionary moving image ideas from the following disciplines:

animation + short form | feature films | live audio-visual performances | installations

Para mais informações:
http://www.onedotzero.com/submissions.php

08 April 2010

Concurso de Curtas-Metragens do Porto Santo

A 1.ª Edição do Concurso de Curtas-Metragens do Porto Santo é uma iniciativa da Câmara Municipal, que decorrerá até o dia 24 de Setembro de 2010.

O presente Concurso tem como objectivo seleccionar uma obra cinematográfica, inédita, com duração de 4 a 20 minutos, em qualquer género (ficção, animação, documentário), com registro e finalização digitais em DVD, sobre o tema atribuído à Bienal do Porto Santo, um evento cultural a ocorrer na Ilha com uma periodicidade de dois anos. A Bienal é uma mostra colectiva de artes visuais em que podem estar patentes formas de expressão como: Escultura, Fotografia, Pintura, Arquitectura, Cinema, Design, Vídeo e Instalação.

A temática do argumento das obras deve ser dirigida ao público em geral e deve desenvolver, livremente, histórias que envolvam a sociedade e estimulem a cultura e a arte, de acordo com o tema fixado para a Bienal, “Homo Virtualis”.

Mais informamos que o primeiro prémio consiste na atribuição de um troféu, um prémio monetário no montante de €1.000,00 a atribuir em parceria com a Empresa Municipal Areal Dourado, E.E.M., que patrocinará directamente o evento e a inclusão da Curta no Ciclo de Cinema de Porto Santo, no ano a que respeita o concurso e na Bienal de Porto Santo, no ano seguinte.

REGULAMENTO CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS DO PORTO SANTO

Objectivo
O presente Concurso tem como objectivo seleccionar uma obra cinematográfica, inédita, com duração de 4 (quatro) a 20 (vinte) minutos, em qualquer género (ficção, animação, documentário), com registo e finalização digitais em DVD, sobre o tema atribuído à Bienal do Porto Santo, um evento cultural a ocorrer na ilha com uma periodicidade de dois anos. A Bienal é uma mostra colectiva de artes visuais em que podem estar patentes formas de expressão como: Escultura, Fotografia, Pintura, Arquitectura, Cinema, Design, Vídeo e Instalação.

A temática do argumento das obras, objecto deste regulamento, deve ser dirigida ao público em geral e deve desenvolver, livremente, histórias que envolvam a sociedade e estimulem a cultura e a arte, de acordo com o tema fixado para a Bienal.

Participação
Qualquer pessoa física, ou grupo de pessoas físicas acima de 18 anos residentes em Portugal, pode participar, desde que demonstre capacidade técnica para a elaboração da proposta de projecto e desenvolvimento da obra cinematográfica.

Será permitida a inscrição de apenas 1 (um) projecto por concorrente, abordando o tema especificado.

Inscrição
O Requerimento de Inscrição (Anexo I) deverá ser remetido, impresso e assinado pelo concorrente, acompanhado de 3 (três) DVD´s, contendo o trabalho a concurso, e 1 (um) CD, contendo a apresentação do projecto para o seguinte endereço:
CONCURSO DE CURTAS-METRAGENS DO PORTO SANTO
AREAL DOURADO, E.E.M.
EDIFÍCIO DE SERVIÇOS PÚBLICOS
RUA DR. NUNO SILVESTRE TEIXEIRA
9400 – 162 PORTO SANTO

Apresentação
O CD de apresentação do projecto deverá conter os arquivos especificados abaixo em formato PDF (com bloqueio para alterações e comentários, compatível com Adobe Acrobat Reader 5.0):

1. Tema, Título – máximo de 100 (cem) caracteres e Resumo – máximo de 500 (quinhentos) caracteres;

2. Arquivo geral com o máximo de 10 (dez) páginas, tamanho A4, contendo:

a) Argumento (apresentação da ideia central);

b) Descrição de ambientes e cenários;

c) Descrição de personagens;

3. Roteiro e/ou Storyboard;

4. Outras considerações (elementos relacionados à descrição do projecto que não se enquadrem em nenhum dos campos anteriores);

5. Curriculum do participante;

O concorrente deverá fazer constar do envelope, no espaço destinado ao remetente, além de seu nome e endereço completo, o NOME DO PROJECTO e E-MAIL, para confirmação do recebimento da correspondência.

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem. A inobservância dos presentes requisitos é fundamento para a exclusão do participante.

Prazo de inscrição
A partir da data de divulgação até ao dia 24 de Setembro do ano a que respeita o concurso.

Júri
O Prémio será atribuído por um Júri composto por:

* 1 Representante da Câmara Municipal, que presidirá às reuniões;
* 1 Representante da empresa Municipal Areal Dourado, E.E.M.
* 1Membro do Comissariado Geral da Bienal de Porto Santo;
* 2 Especialistas.

A decisão será tomada por voto e por maioria, dispondo o representante da Câmara Municipal de voto de qualidade. O júri reserva-se ao direito da não atribuição do prémio, desde que devidamente fundamentado. Os membros do júri, ou outros elementos ligados à organização do Concurso e familiares de primeiro grau, não poderão concorrer.


Selecção
O Concurso de Curtas-Metragens do Porto Santo seleccionará 1 projecto vencedor, um segundo e um terceiro lugar, onde ainda poderão ser atribuídas menções honrosas.

Os critérios de selecção serão:
1. Originalidade;
2. Criatividade;
3. Qualidade técnica;
4. Detalhe do projecto;
5. Qualidade e robustez do projecto;
6. Pertinência com os temas especificados.

Prémio
O primeiro prémio consiste na atribuição de um troféu, um prémio monetário no montante de €1.000,00 (mil euros) a atribuir em parceria com a Empresa Municipal Areal Dourado, E.E.M., que patrocinará directamente o evento e a inclusão da Curta no Ciclo de Cinema de Porto Santo, no ano a que respeita o concurso e na Bienal de Porto Santo, no ano seguinte.

Todos os outros prémios consistem na atribuição de um troféu e na inclusão das curtas no Ciclo de Cinema e na Bienal de Porto Santo.

Divulgação do resultado
A divulgação dos vencedores será efectuada na última quinzena de Outubro do ano a que respeita.
Fica desde já estipulado que a Câmara Municipal do Porto Santo poderá fazer uso institucional dos projectos, independente de qualquer autorização.
Cada participante é responsável pela veracidade e integridade das informações fornecidas, bem como pela autenticidade dos projectos inscritos. No caso de projectos que contenham personagens, roteiros ou criações intelectuais de terceiros, é de responsabilidade do participante obter as autorizações necessárias para sua utilização.

05 April 2010

Concurso de Filmes de 1 minuto

Explorar as relações entre imagem e pensamento, através de um vídeo com um minuto de duração, é o objectivo deste concurso, em torno da obra de Pierre Klossowski (1905-2001). O desafio é escolher, num dado painel de conceitos do universo discursivo klossowskiano, as imagens que cada um deles esconde / revela e que melhor o serve. Se entendermos, como Klossowski, que a imagem é o real da palavra, trata-se de ensaiar, à sua maneira, uma “troca de corpos” entre a palavra e a imagem, visando a intensidade do pensamento. O concurso é dirigido ao público em geral e, em particular, a estudantes de escolas de cinema.

conceitos
círculo | complot | corpo | emoção voluptuosa | estereótipo | gratuitidade | Gulliver | hospitalidade | imagem | moeda | nudez | pele | perversão | pornografia | quadro | sequaz | simulacro | teatro | véu

submissão dos filmes até 15 de Abril de 2010

Diz o ditado que uma imagem vale mais que mil palavras. Valerá mesmo? Não haverá palavras que valem por mil imagens?

A imagem sempre foi servida por uma ideologia forte que foi sustentando na cultura a crença no seu poder mostrador da realidade, claro, acessível e feito sem esforço. As imagens são belas, rápidas, directas e gulosas. Pelo contrário, a palavra, quando esculpida pelo pensamento na sua mais elevada expressão que é o conceito, aparece cada vez mais na cultura como tortuosa, pesada, a exigir sempre grande esforço de desconstrução.

Na visão de Pierre Klossowski, as imagens não obedecem a qualquer lógica de sentido. São intensidades.

Mas ainda está por fazer o balanço da qualidade da experiência de pensamento que o bombardeio constante de imagens proveniente de uma sempre crescente quantidade de dispositivos tecnológicos vai provocando nos indivíduos.

Qual a intensidade da imagem? Será a imagem capaz de servir o pensamento com a mesma qualidade da palavra ou, pelo contrário, a via da imagem terá sempre uma qualidade de desafio que a estrutura cartesiana de sentido das palavras nunca superará.

O desafio é portanto este: escolher num dado painel de conceitos do universo discursivo klossowskiano as imagens que cada um deles esconde / revela e que melhor o serve. Se entendermos, como Klossowski, que a imagem é o real da palavra, trata-se portanto de procurar as "imagens justas" ou "justamente as imagens" (recorrendo a Godard) que em potência impendem sobre cada conceito.

Os participantes devem escolher um conceito para, a partir dele, realizar um vídeo com a duração de um minuto.

regulamento

1. Os vídeos deverão ser digitalizados para um formato susceptível de upload no sítio http://www.youtube.com (sem qualquer tag ou título expressamente referente ao concurso). O link do vídeo, juntamente com os dados pessoais e de contacto do concorrente, deverá ser enviado para 1minuto.klossowski@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido de spam bots, pelo que necessita do Javascript activado para o visualizar .

2. A selecção será efectuada por um júri constituído por três elementos, representantes do CECL (Jacinto Godinho), da Associação Portuguesa das Escolas de Cinema e Audiovisual (Paulo Viveiros) e da Cinemateca Portuguesa (Maria João Madeira).

3. Os quinze melhores filmes farão parte de uma selecção oficial a ser exibida na Cinemateca Portuguesa por ocasião do Ciclo de Cinema Imagem e Pensamento II, que se realiza entre 27 e 30 de Abril de 2010.

4. O vencedor será anunciado a 30 de Abril de 2010 durante o Colóquio integrado no Ciclo Imagem e Pensamento II que ocorrerá no Museu Colecção Berardo.

5. O prémio é um Media Composer Full, da marca Avid (valor aproximado €5000).

Para ver o programa clicar no link www.cecl.com.pt